sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Os (meus) valores mais importantes.

Se nem sempre se obtém aquilo que se deseja, uma das razões é porque os objectivos que definimos na nossa vida não estão de acordo com os valores que são centrais para nós. Quando existe uma harmonia entre os dois, há lugar a uma sensação de bem-estar, satisfação, orgulho, plenitude, um estado de graça; quando esta harmonia não se verifica, quando os objectivos são completamente dissonantes dos valores que defendemos, então experiencia-se uma grande falta de ajustamento, um sentimento a roçar no de culpa e de sentir que algo não está bem.

Há, então, que mudar. Há que reflectir. Há que ter um diálogo interior, ouvir os instintos, definir o que realmente importa para nós. Que valores defendemos. E, sobretudo, de que forma poderemos definir objectivos de vida e formas de viver a vida, de forma mais clara e em consonância com os valores que nos são mais centrais e fundamentais.

Aqui ficam os valores que, após reflexão, cheguei à conclusão serem aqueles que devem guiar a minha definição de objectivos de vida:

Aceitação, Amizade, Amor/Romance, Auto-estima, Beleza, Comunicação, Confiança, Crescimento, Criatividade, Deixar uma marca/Fazer uma diferença, Dinheiro/luxo, Divertimento, Energia, Equilíbrio/harmonia, Espiritualidade, Êxito, Família, Felicidade, Gozo, Independência, Individualidade, Inovação, Intimidade, Liberdade, Maturidade, Originalidade, Paz de espírito, Positivismo, Prazer, Realização, Reconhecimento, Riqueza, Satisfação, Sexo, Talento. (estão por ordem alfabética pois retirei-os de uma lista infindável que encontrei num livro).

Creio que uma reflexão sobre aquilo que é, realmente, importante pra nós, é meio caminho andado para atingir a plenitude, o equilíbrio, a paz, e, sobretudo, pelo menos comigo, um "caminho a seguir".

Sem comentários: